Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Os Direitos de Propriedade Intelectual

A Web 2.0 é um mundo de facilidades: facilmente se criam conteúdos ou publicamos on-line comentários e trabalhos para que utilizadores alheios lhes possam aceder e por vezes manipular. É um mundo caracterizado pela partilha de informações e conteúdos.
Mas, como tudo, existe o outro lado, que são os inconvenientes. Esta facilidade de disponibilizar on-line os conteúdos leva a que os visitantes os possam usar sem atribuir os devidos créditos aos autores. Ou sejam, os direitos de autor não são salvaguardados.
Para evidenciar a importância de considerar os direitos da propriedade intelectual na utilização e reutilização de tecnologias interactivas da Web 2.0, foi desenvolvido um projecto denominado Web2Rights.

Neste projecto foi criada uma ferramenta on-line de diagnóstico – Web2Rights Diagnostic Tool – que permite identificar problemas que os projectos possam ter com os direitos de autor ou outros direitos de propriedade intelectual e consultar os diversos recursos disponíveis.
Esta ferramenta constitui um guia passo-a-passo para assegurar protecção dos direitos de autor na utilização, reutilização e distribuição de conteúdos.


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Jornalismo 2.0

Para nós já é tão normal o dia-a-dia na Web e a utilização das ferramentas que ela nos proporciona que nem pensamos nas revoluções que a Web 2.0 trouxe a alguns campos e áreas da nossa sociedade. Uma delas é o jornalismo que foi revolucionado com as novas potencialidades da Web. A este novo jornalismo chama-se Jornalismo 2.0 em analogia ao termo Web 2.0, e tratam-se das novas tecnologias como os blogues, audio, vídeo, redes sociais e ferramentas de edição on-line que são utilizadas actualmente.
Um exemplo que representa bem isto, é um site norte-americano, o mais utilizado deste tipo, em que os que anteriormente apenas eram leitores, passam também a publicadores e comentadores das notícias.

www.digg.com é o site em questão no qual os utilizadores publicam conteúdos, comentam e votam fazendo "Digging" no que mais gostam. Este site existe desde 2004 e há notícias que chegam a alcançar mais de 1000 votos (diggs).
Para quem é totalmente nacionalista, proponho o www.domelhor.pt que é como que um "clone" do conhecido Digg.

Vamos a publicar e muitos "diggs"...


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

WikiWikiWeb - A Origem das Wikis

E como apareceram as Wikis? Foi uma pergunta que se debateu no meu pensamento quando pensei na Web 2.0 e nas curiosidades e nos temas que achasse interessantes para pesquisar e não é que a origem das "Wikis" não é tudo menos desinteressante?
Aqui vamos ;)

A primeira aplicação Wiki foi a WikiWikiWeb ou WardsWiki que foi desenvolvida por Ward Cunningham, de forma a tornar a troca de ideias entre programadores mais facilitadas. Ward Cunningham denominou a aplicação de WikiWikiWeb porque se lembrou do que um empregado de balcão do Aeroporto Internacional de Honolulu lhe disse. Para trocar de terminal dentro foi-lhe dito para apanhar o Wiki Wiki Shuttle do aeroporto. E o que é Wiki Wiki? Não é mais do que a duplicação da palavra havaiana wiki, que significa rápido.
Daí o nome WikiWikiWeb, pois a ideia do criador foi de tornar as páginas mais rapidamente editáveis pelos seus utilizadores.

domingo, 23 de janeiro de 2011

A Loucura da Web 2.0

Bem....é óbvio que a Web 2.0 veio revolucionar, de forma inquestionável, o mundo da Web, e em grande parte o Mundo e o seu desenvolvimento, assim como o estilo de vida frenético da sociedade.

No entanto, a meu ver, chega-se a certas "loucuras"...

No meu passeio pela descoberta da Web 2.0 descobri este serviço que me deixou quase que incrédulo.
Não é que até a escolha do nome dos bebés, que tanto apraz e sentimentalismo traz aos progenitores, agora pode ser auxiliado pela Web, pelo nosso computador pessoal?

Vejam em www.nymbler.com

Nymbler - Your personal baby name assistant

Para casais que estejam em "batalha" na a escolha do(a) filho(a) porque não pedir ajuda a alguém neutro que desempate? E quem é mais neutro do que a Web? :) (digo eu...)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A Web 2.0 é uma atitude e não precisamente uma tecnologia

E assim começou a minha viagem neste desafio que é a descoberta da Web 2.0, expressão que tanto se ouve mas da qual pouco se entende e se sabe, por vezes.
Quando estava a navegar pelas profundezas da Web, descobri esta frase alusiva à Web 2.0...

A Web 2.0 é uma atitude e não precisamente uma tecnologia

E que significaria isto?
No fundo, a Web 2.0 é como se fosse a atitude que devemos adoptar para trabalhar e nos actualizarmos na Internet. Qualquer projecto, qualquer empresa, qualquer pessoa, individualmente deverá estar em constante mudança e nada melhor do que a Internet e a Web 2.0 que é o melhor exemplo da actualidade da evolução e mudança.
No entanto a terminologia Web 2.0 está em moda desde há algum tempo. A Web 2.0 não é mais do que a representação da evolução das aplicações tradicionais em aplicações Web focadas no consumidor final. São, assim, aplicações que colaborem com o utilizador e serviços que substituam as tarefas necessárias no dia-a-dia pessoal e profissional de qualquer pessoa.

A Web 2.0 é uma atitude e não precisamente uma tecnologia


Fica aqui um pensamento...
Será ela também um espelho da nossa sociedade?